15.3.11

Quanto é dois dividido por zero ?

8 comentários:

  1. Estou aqui para informar sobre o Selo Prêmio Sunshine.
    Quem recebe tem de postar e indicar outros 12 blogs, indiquei o seu.
    Aqui está o link pra você conferir
    http://naoboia.blogspot.com/2011/03/selo-premio-sunshine-award.html

    ResponderExcluir
  2. Faltou darem a resposta, rsrsrs

    Mas para quem não sabe, a definição matemática de divisão é o número que multiplicado pelo divisor se torne o dividendo.

    Podemos dizer então que não existe nenhum número "real" que multiplicado por zero se torne 2. Entretanto, vamos aplicar o seguinte conceito:

    2/1 = 2
    2/0.5 = 4
    2/0.25 = 8
    etc....

    Quanto mais nos aproximamos de zero, maior se torna o resultado da divisão. Se considerarmos então a possibilidade de cálculo da multiplicação de 0 por infinito, o que teremos? (conceito de Limite) Podemos considerar a possibilidade dessa multiplicação nos retornar um conjunto com todos os números (quantidade infinita de resultados).

    Curiosidade, se dividirmos zero por zero, todos os números são capazes de satisfazer a multiplicação com zero resultar em zero, com isso temos como resultado de 0/0 o conjunto com todos os números.

    Projeto Fujimoto

    ResponderExcluir
  3. EStá mais certo quem disse infinito, pois o resultado conforme a explicação acima tende ao infinito....

    ResponderExcluir
  4. Ambos falaram besteira...em termos práticos, uma divisão por zero é inexistente. O conceito de limite só se aplica caso estejamos tratando de uma função, seja ela linear, quadrática etc, e mesmo assim tão somente para analisarmos o comportamento dessa função. Coisas do tipo y = x/0, y = infinito NÃO EXISTEM.

    Uma divisão simples não é a mesma coisa que uma função, tanto conceitualmente quanto algebricamente.

    ResponderExcluir
  5. Glauber C.19/03/11 18:47

    Se vc tomar o divisor como x (y=2/x) e considerar q ele tende a 0 pela direita, pode-se dizer q qnto mais próximo de 0 o x estiver,maior será o y. Portanto aplicando-se limites laterais, 2/x com x tendendo a 0 pela direita, tende a infinito, e com o x tendendo a zero pela esquerda, tende ao infinito negativo. Contudo, infinito não é um número e sim uma representação de um valor infinitamente grande (ou pequeno no caso do infinito negativo). Como os limites laterais são diferentes pode-se dizer q não há limite nessa equação. Problem?

    ResponderExcluir
  6. Eu como Engenheiro sinto humilhado vendo estudantes falando barbaridades como estão no vídeo. Sei que já responderam no comentários acima, mas vou dar minha explicação, pra tentar ajudar a quem não entendeu ainda. Dividindo um número (diferente de zero)por outro tendendendo a zero, seu resultado tende ao infinito (famoso limite). A divisão de um número por zero é indefinido, isto não existe, e é claro, se vc tem o número 2 e divide por 2 é obvio que o resultado é 1, mas agora pense, divida 2 por zero. IMPOSSÍVEL!!!

    ResponderExcluir
  7. Rodolfo, eu também sou engenheiro. Realmente é triste ver a situação do ensino deste país, mesmo as pessoas que possuem uma educação de Nível Médio boa e até mesmo Nível Superior não dominam completamente assuntos tão básicos como o conceito de limites, diferenciabilidade etc.

    Sou jovem e não posso afirmar, mas dizem que na época do ensino científico era obrigatório o ensino de pelo menos calculo diferencial no ensino dito "científico", atual fundamental. Sem "matemática" nação nenhuma se desenvolve.

    ResponderExcluir
  8. Eu, como não sou formado em nada (ainda), vou contar a história do Joãozinho. Temos quatro limões e queremos dividí-los igualmente entre Mariazinha e Joãozinho. Quantao teremos para cada um? A resposta são dois limões, é claro. Mas no caso do 2 divido por zero, temos dois limões sendo dividos para ninguém. Qual o resultado, então? Por quê alguém dividiria dois limões para ninguém? Meu pai já iria reclamar e falar que a gente só desperdiça e não economiza nada. Minha mãe iria falar que nós deveríamos ter mais consciência. Já a minha avó, contaria que eu iria parar no purgatório e seria seriamente julgado no juízo final, porque tem muita gente no mundo passando fome pra alguém querer dividir dois por zero. Meu irmão nem falaria nada, meteria a mão e já ia sair mordendo - aquele lá come até pedra! Bom... no final, alguém pegaria os meus limões e não sobraria nada pra mim. MAS COMO EU NÃO SOU BURRO, isso seria impossível acontecer. Com dois limões eu faço uma caipirinha do CARALHO! Até parece que eu desperdiçaria.

    IMPOSSÍVEL.

    ResponderExcluir

Comentários com links não serão aceitos,caso queira divulgar seu link use o OpenID.

Copyright @ 2014 Só Toddynho